Blog de Boa Saúde » Sem categoria

Dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz em perda de peso do que dieta de baixas calorias

Comentar

Sem categoria

destaque_saladaEstudo da European Association for the Study of Diabetes (EASD) mostrou que dieta vegetariana é mais eficaz que outras dietas para a perda de peso. Além disso, a adoção desse tipo de dieta ajuda na melhora do metabolismo e na redução de gordura intramuscular quando comparada a dietas de baixas calorias.

O estudo envolveu 74 pessoas com diabetes tipo 2 que foram aleatoriamente selecionadas para seguir uma dieta vegetariana ou uma dieta com baixa ingestão de calorias comumente adota no tratamento do diabetes. Os resultados mostraram que a dieta vegetariana foi quase duas vezes mais efetiva na redução do peso corporal: média de 6,35 quilos no grupo que seguiu a dieta vegetariana versus 3,17 quilos no grupo que seguiu a dieta convencional.

A dieta vegetariana proposta constituía-se, principalmente, de vegetais, grãos, legumes, frutas e oleaginosas, com consumo limitado de produtos de base animal a um iogurte com baixo teor de gordura ao dia. A dieta convencional seguiu as orientações da EASD.

Os pesquisadores usaram ressonância magnética para verificar o tecido adiposo nas coxas do participante para ver como as duas dietas diferentes afetaram a gordura subcutânea, subfascial e intramuscular. Os resultados mostraram que ambas as dietas apresentaram uma redução similar na gordura subcutânea, mas a gordura subfascial foi reduzida somente na dieta vegetariana e a gordura intramuscular foi mais reduzida na dieta vegetariana.

Fonte: Journal of the American College of Nutrition, 10 de junho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>