Diagnóstico precoce do daltonismo é essencial

Comentar

Saúde da família

O daltonismo é um distúrbio que complica bastante a vida dos seus portadores. Pessoas que sofrem com essa condição têm problemas em diferenciar cores – principalmente o verde e o vermelho. Isso faz com que ocorram dificuldades na realização de atividades cotidianas, como a condução de veículos e a escolha de roupas que combinem entre si.

O diagnóstico precoce é uma parte importante no processo de adaptação à doença, que é geralmente congênita, mas que pode se desenvolver na vida adulta a partir de outras condições oftalmológicas. É comum que a doença não seja identificada durante os primeiros anos de vida da criança, devido às dificuldades de expressão que ela tem nessa idade. Os problemas começam a ser percebidos durante atividades na escola que exigem o discernimento de cores.

A doença deve ser identificada o quanto antes possível para que o paciente possa desenvolver estratégias para lidar com a deficiência e realizar tarefas normalmente. A família desempenha um papel fundamental nessa questão, pois é responsável por ajudar a criança a lidar com o problema e se adaptar à sua situação.

Fonte: Saúde Informa, nº 22 – Ano III – Belo Horizonte – agosto de 2012

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>