08 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Comentar

Comportamento Dieta Saúde da família

O colesterol é uma gordura fundamental para o bom desenvolvimento do organismo. Nosso corpo produz 70% do colesterol que precisamos, sendo os outros 30% obtidos através da alimentação. Contudo, quando consumido em excesso pode prejudicar a saúde.

O colesterol é divido em duas categorias principais: HLD, conhecido como colesterol bom; e LDL, o chamado colesterol “ruim”. Quando existe excesso de LDL no organismo, esse pode se acumular na parede interna das artérias e iniciar um processo de acumulação de gorduras, o que leva ao entupimento das veias.

Para controlar o colesterol, é necessário cuidar da alimentação, evitando alimentos ricos em gordura, além de praticar atividades físicas, controlar o peso e buscar sempre profissionais para medir os níveis de gordura no sangue.

 

Saiba mais

O colesterol é um tipo de gordura natural no organismo e que ajuda o corpo a funcionar normalmente. Ele é um dos componentes estruturais das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

O colesterol desempenha papel importante na produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>