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Artigos de saúde

Cãibras e dores musculares

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Quais as principais causas?
-
Quando procurar um Médico?
-
O que você pode fazer para ajudar?

As cãibras são contrações involuntárias e quase sempre dolorosas dos músculos. Elas são comuns e podem ser solucionadas simplesmente alongando-se o músculo afetado.

Quais as principais causas?

As principais causas das cãibras e dores musculares incluem:

• Reumatismo
• Tensão e estresse
• Estiramentos, fadiga muscular, exercícios intensos
• Desequilíbrios nas concentrações de sais minerais no organismo (p.ex.: desidratação, diminuição nas reservas de cálcio, magnésio ou potássio)
• Gravidez
• Hipotireoidismo
• Alcoolismo
• Problemas renais
• Certos medicamentos e drogas (p.ex.: captopril, enalapril, estatinas, cocaína)
• Abscessos e outras doenças infecciosas associadas à febre

Quando procurar um Médico?

A maioria dos casos de cãibras e dores musculares é benigna e termina desaparecendo espontaneamente. Contudo, é recomendável que você procure avaliação médica se:

• A dor muscular persistir por mais de 3 dias
• A dor for muito intensa e não possuir uma causa óbvia
• Você estiver apresentando sinais de infecção, como inchaço ou vermelhidão nas redondezas do local da dor
• Você apresentar algum tipo de problema na circulação sangüínea na área afetada (p.ex.: varizes de grosso calibre nas pernas)
• Você estiver com urticária, vômitos, falta de ar ou febre associada à dor
• A dor muscular estiver associada ao início ou aumento da dose de certos medicamentos (p.ex.: estatinas).

O que você pode fazer para ajudar?

• A maioria dos casos de cãibras pode ser solucionada simplesmente alongando-se o músculo afetado.
• Analgésicos, compressas frias (nas primeiras 24-72h do início da dor) e mornas (após 72h do início da dor), massagens leves e fisioterapia (principalmente com exercícios de alongamento) costumam resolver a imensa maioria dos casos.
• Enquanto estiver sentido dor, evite erguer pesos e atividades físicas aeróbicas de alto impacto (p.ex.: correr, pular, saltar, chutar, etc).
• Manter um bom padrão de sono e utilizar técnicas para reduzir o estresse (p.ex.: yoga e meditação) também são ferramentas valiosas para reduzir a dor.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.                                         31 de agosto de 2009



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