Notícias de saúde

Droga Experimental Para Diabete é Promissora

09 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma droga experimental para a diabete tipo 2 parece ser eficiente em pacientes com formas brandas da doença, segundo pesquisadores que trabalham para um fabricante de medicamentos.

Na diabete tipo 2, os pacientes não respondem à insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. A nova droga, chamada INS-1, ajuda as células a responder à insulina, substituindo uma molécula essencial para o processo.

Em um estudo com 165 pacientes, os níveis de estabilidade do açúcar no sangue aumentaram significativamente nos que tomaram o INS-1 por três meses, com drogas que estimulam a produção de insulina.

Os resultados foram mais animadores em pacientes com formas menos severas de diabete, declarou o responsável pelo desenvolvimento da droga da Insmed Incorporated, empresa com sede na Virgínia.

Os pacientes que tomaram placebo não apresentaram melhores índices.

"Os resultados sugerem que o INS-1 pode ser uma terapia mais efetiva em pacientes com diabete tipo 2 menos severa", disse Geoffrey Allan, representante da Insmed. A droga também pareceu melhorar os níveis de colesterol, observou Allan.

Os efeitos colaterais do INS-1 incluíram dores, dor de cabeça, náuseas e cãibras musculares "mas foram indistinguíveis dos efeitos registrados por quem tomou placebo", disse Allan à Reuters Health.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados desse estudo clínico", informou Allan, anunciando que a droga deve chegar ao mercado em 2004.

As ações da Insmed caíram no fim de novembro, quando os resultados preliminares de um estudo não mostraram grandes diferenças entre a administração do INS-1 e de placebo.

Na época, Allan declarou que "os dados são preliminares e inconsistentes com nossos testes anteriores. Pretendemos avaliar cada paciente em detalhe para entender o significado dos dados".

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários