Publicidade

Artigos de saúde

Bócio

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- O que causa o bócio?
- Quando procurar atendimento médico?
- Como o bócio é diagnosticado?
- Como é feito o tratamento?

O bócio consiste no crescimento da Tireóide, uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e responsável pela produção de hormônios extremamente importantes para o organismo.

Além do aumento da glândula tireóide, o bócio também pode causar:

  • Dificuldade para respirar ou deglutir

  • Tosse persistente

  • Chieira no peito

  • Vertigens

O que causa o bócio?

Existem vários tipos diferentes de bócio. O Bócio Simples ocorre quando a tireóide não é capaz de produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do corpo. A glândula então cresce, aumentando sua capacidade de produção para corrigir esta falha.

O bócio por carência de iodo pode ocorrer em pessoas que moram em regiões remotas. Atualmente, graças à adição de iodo ao sal de cozinha, esta forma de bócio vem se tornando rara.

Alguns medicamentos, como o lítio, também podem causar bócio.

Quando procurar atendimento médico?

Sempre. Apenas um médico está capacitado para diagnosticar e tratar corretamente o Bócio.

Como o bócio é diagnosticado?

O primeiro passo para o diagnóstico consiste na palpação da glândula tireóide, determinando se ela está realmente aumentada ou não.

O segundo passo consiste na realização de alguns exames de sangue, cintilografia e ultra-sonografia da tireóide, para avaliar mais detalhadamente o padrão de crescimento da glândula.

Finalmente, havendo suspeita de doenças mais sérias, seu médico poderá indicar uma biópsia (que na maioria dos casos pode ser feita através de punção com agulha bem fina e desconforto mínimo).

Como é feito o tratamento?

Em geral, o bócio só precisa ser tratado caso esteja causando sintomas. Os tratamentos disponíveis incluem uso de iodo radioativo, remoção de parte ou de toda a glândula tireóide ou uso de suplementos de iodo (caso o bócio seja causado por estado de deficiência de iodo).

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.                                 19 de Março de 2011



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: