Artigos de saúde

Anemia na Criança

Nesse Artigo:

- Causas
- Anemia em Crianças
- Fabricação de Alimentos Ricos em Ferro
- Sinais de Anemia
- Quando Deve ser Pesquisada a Anemia
- Veja Outros Artigos Relacionados ao Tema


"Anemia é a diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue abaixo do nível considerado normal. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar o oxigênio no sangue. A anemia leve geralmente não provoca sintomas. Quando ocorre uma anemia leve, a pessoa tem problemas para transportar oxigênio, mas o organismo tem mecanismos compensatórios que minimizam esses efeitos. À medida que a anemia se agrava, o organismo não consegue mais compensar a falta de glóbulos vermelhos e aparecem sinais como palidez principalmente na pele e nas mucosas. Dependendo da gravidade, a pessoa pode apresentar ainda fraqueza, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar na realização de exercícios, entre outros sintomas. A anemia pode trazer ainda problemas mais sérios como deficiências no desenvolvimento mental e motor da criança".

Causas

Existem vários fatores que causam a anemia, alguns deles são: deficiência na produção de glóbulos vermelhos, deficiência de ferro, doenças crônicas, doenças renais, leucemia, perdas de sangue, osteoporose, doenças hereditárias (ex: talassemia e a anemia falciforme), doenças parasitárias (ex: esquistossomose e malária) e deficiência de vitamina B12. Alguns medicamentos também podem levar a destruição dos glóbulos vermelhos, como por exemplo, as drogas anticancerígenas.

Anemia em Crianças

Em crianças, a principal causa de anemia é a carência de ferro. O ferro é utilizado pelo organismo para produzir os glóbulos vermelhos. Calcula-se que a deficiência de ferro seja responsável por cerca de 90% das anemias em crianças e adolescentes.

A falta desse mineral pode ocorrer em várias situações como, por exemplo, na dieta pobre em ferro ou quando ocorrem grandes perdas de sangue. A perda de sangue ocorre em grandes ferimentos, na menstruação abundante, ou ainda naquelas pessoas com problemas intestinais como, por exemplo, uma úlcera. Mas em crianças, a principal responsável pela anemia é a alimentação deficiente.

O organismo de um recém-nascido tem apenas, 0.5g de ferro, enquanto que o adulto tem 5g. Assim, a criança precisa ingerir muito mais ferro, principalmente nos primeiros 15 anos de vida, para compensar essa diferença e para atender às necessidades do crescimento. No entanto, nem todo o ferro ingerido pela criança é aproveitado pelo organismo. Por isso calcula-se que a criança deve ingerir cerca de 8 a 10 mg de ferro por dia.

Apesar da grande necessidade infantil de ferro, geralmente a alimentação da criança é pobre em alimentos que contém esse mineral. Fica difícil se obter só pela alimentação a quantidade de ferro suficiente para prevenir a anemia.

Por isso, a alimentação infantil deve conter cereais ou fórmulas enriquecidas com ferro. As crianças que se alimentam exclusivamente de leite materno devem receber suplementos aos quatro meses de idade.

Os pais devem se preocupar em fornecer a criança alimentos ricos em ferro, que pode ser encontrado em alimentos como carne de vaca, frango e peixe, gema do ovo e em outros alimentos não animais como feijão, soja, lentilha, ervilha, espinafre, brócolis, couve e verduras com folhagem mais escuras.

A absorção de ferro é aumentada pela ingestão de alimentos que contenham acido ascórbico ou acido cítrico, encontrados nas frutas cítricas. Alguns tipos de chá inibem a absorção de ferro. O leite de vaca, quando consumido em excesso também pode dificultar a absorção do ferro. Em contrapartida, o leite materno favorece essa absorção.

Adolescentes também estão sujeitos a deficiências de ferro devido a deficiências na alimentação, ao crescimento acelerado que ocorre nessa fase, ou pela perda no sangue menstrual.

Fabricação de Alimentos Enriquecidos com Ferro

A carência de ferro é um dos maiores problemas nutricionais do Brasil e no mundo. Com o objetivo de contribuir para o combate à carência de ferro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, está promovendo um estudo sobre a melhor forma de enriquecer alimentos com ferro e dessa forma, combater a anemia em crianças em idade pré-escolar. O estudo envolve aproximadamente 330 crianças de creches da região Oeste do Rio de Janeiro. Essas crianças irão receber pães, biscoitos e macarrão enriquecidos com ferro, durante seis meses.

O estudo começou nos dias 17 e 18 de julho de 2001. As crianças foram pesadas e medidas. Uma amostra de sangue foi colhida através de punção digital, para saber a dosagem de hemoglobina de cada uma. O mesmo procedimento será realizado seis meses depois, na época da conclusão do estudo.

A Embrapa também vai produzir estes alimentos enriquecidos com ferro. O macarrão e o biscoito serão fabricados em parceria com outras empresas. Participarão do projeto, a Fiocruz, a Fundação Xuxa Meneghel e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) do Rio de Janeiro.

Sinais da Anemia

Para saber se a criança está com anemia, alguns sinais devem ser observados. A palidez é a indicação mais importante de anemia. Pode ocorrer também descamação da pele e desejo de comer substâncias estranhas como terra. Além disso, pode-se observar fraqueza, cansaço, sonolência, tontura, dificuldade para respirar, aceleração dos batimentos cardíacos. Quando a anemia é mais grave, pode ocorrer também irritabilidade e anorexia (falta de apetite).

A deficiência de ferro também causa efeitos neurológicos e intelectuais. Alguns estudos indicam que mesmo que a pessoa não tenha anemia, mas tenha uma alimentação insuficiente de ferro, ela poderá ter problemas de atenção, alerta e até mesmo de aprendizado.

Quando Deve ser Pesquisada a Anemia

É importante identificar a anemia o mais cedo possível, pois ela pode trazer vários problemas tanto no comportamento como no desenvolvimento da criança.

Para confirmar a presença de anemia, é necessária a realização de um exame de sangue onde são contadas as células sanguíneas e a quantidade de hemoglobina dessas células.A hemoglobina é uma substância que indica a quantidade de ferro presente no organismo. O tipo de anemia será pesquisado por outros exames de sangue específicos.

Por ser um problema tão comum, a associação americana de pediatria, recomenda que sejam feitos exames para detectar a anemia em crianças entre 9 e 12 meses de idade. Ela recomenda ainda que seja feito um teste adicional nas idades de um ano e cinco anos para pacientes com risco de apresentarem anemia. Essa pesquisa se torna ainda mais importante em populações com altas taxas de anemia, como nos paises subdesenvolvidos.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.           10 de Outubro de 2005.



Artigos relacionados com esse tema:

Uma Melhor Avaliação nos Suplementos Dietéticos