Notícias de saúde
05 de maio de 2011 (Bibliomed). Crianças com baixos níveis de vitamina D têm maiores chances de desenvolver anemia, diz estudo do The Johns Hopkins Children's Center. Especialistas analisaram a relação da deficiência de vitamina D com a hemoglobina, e descobriram que as hemácias de crianças com carência dessa vitamina transportam pouco oxigênio.
Foram analisadas amostras de sangue de mais de 9.400 crianças com idades entre 2 e 18 anos, e constatou-se que aquelas com níveis abaixo de 20 nanogramas por mililitro de sangue tinham um risco 50% mais elevado para a anemia do que as crianças com níveis de 20 ng / ml e acima. Para cada 1ng/ml aumentado de vitamina D, o risco de anemia caiu 3%.
Os resultados foram apresentados na reunião anual da Pediatric Academic Societies, e indicaram que apenas 1% das crianças brancas apresentava anemia, em comparação com 9% das crianças negras. Já era de conhecimento da sociedade científica que os casos de anemia eram mais comuns entre crianças negras, mas os motivos ainda não eram conhecidos. Acredita-se que a deficiência de vitamina D possa ser uma das razões.
"A diferença marcante entre crianças brancas e negras nos níveis de vitamina D e de hemoglobina nos dá uma pista interessante que certamente exige um estudo mais aprofundado", afirma Meredith Atkinson, autor da pesquisa.
Fonte: UPI, 4 de maio de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também