Notícias de saúde

Mosquiteiro Ajuda a Proteger Criança Contra Malária

NOVA YORK (Reuters Health) - Com um número crescente de casos de malária resistente aos tratamentos, os que trabalham na área de saúde na África estão apelando para uma abordagem menos tecnológica na prevenção da doença: mosquiteiros.

Uma nova pesquisa mostrou que camas cobertas por uma tela contra mosquitos podem evitar a malária e ter efeitos prolongados em crianças pequenas.

Em um estudo em 18 vilas na Tanzânia, os pesquisadores verificaram que as telas tratadas com inseticida reduziram as taxas de malária e anemia entre crianças até 2 anos de idade.

A anemia reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio. É uma consequência comum da malária em crianças.

A malária afeta mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, principalmente nas regiões tropicais da África, Ásia e América Central e América do Sul. É causada por um parasita transmitido por picada de mosquito.

As telas tratadas com inseticidas têm "renovado" as esperanças de controlar a malária e a anemia nos países onde a infecção é endêmica, segundo artigo publicado na edição de 3 de fevereiro do British Medical Journal.

A efetividade real desses mosquiteiros ainda não está clara. A equipe de Salim Abdulla, do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa de Saúde Ifakara, acompanhou o impacto de uma campanha de dois anos para aumentar o uso das telas contra mosquitos na Tanzânia.

Os pesquisadores verificaram que à medida que o uso da tela aumentou, as taxas de malária e anemia caíram. Dois anos depois, as telas foram 60 por cento mais efetivas na prevenção da malária e da anemia.

A malária mata mais de 1 milhão de pessoas por ano, sendo que 90 por cento destas mortes ocorrem na África. Em muitas regiões, a infecção está se tornado resistente às drogas usadas no tratamento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários