Publicidade

Artigos de saúde

Corpo Estranho nos Ouvidos

Definição

As crianças pequenas gostam de introduzir objetos estranhos no ouvido, como borrachas de apagar, bolinhas de vidro ou plástico, alimentos e algodão.

Primeiros Socorros

Se houver um inseto vivo dentro do conduto auditivo de seu filho, leve-o para um quarto escuro e acenda uma luz perto do ouvido. Freqüentemente, o inseto vai sair sozinho. Se isto não funcionar, mate-o jogando um pouquinho de álcool no ouvido. Se não tiver álcool, pode utilizar vinho ou cerveja. A seguir, retire o inseto através da irrigação do conduto com água e seringa para ouvido (ou uma pêra de sucção nasal).

Para outros objetos, faça apenas uma tentativa para extraí-los. Mexa a cabeça de seu filho de forma que o lado afetado fique para baixo. Mexa o lóbulo da orelha de um lado para outro e ao mesmo tempo sacuda suavemente a cabeça tentando fazer com que o objeto caia por ação da gravidade.

Procure ajuda médica imediatamente se:

-
Seu filho tiver um corpo estranho no ouvido e não conseguir retirá-lo com estas tentativas.

OBSERVAÇÃO: É muito importante que você NÃO tente tirar o objeto com pinças, dedos ou qualquer outro dispositivo que se introduza no canal auditivo. Isto quase sempre empurra o objeto mais para o fundo e dificulta muito o trabalho do médico. Vigie cuidadosamente seu filho para que ele não empurre o objeto ainda mais.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: