Notícias de saúde

Brasil: A Incidência de Otite Aumenta nas Crianças no Verão

São Paulo, 9 de Janeiro de 2001(eHLA). No verão, o maior contato com a água, associado às altas temperaturas e à umidade, aumentam a incidência da chamada otite de verão, conhecida também como otite externa difusa. Segundo o otorrinolaringologista, Andrei Borin, da Escola Paulista de Medicina, a inflação, que acomete principalmente as crianças, provoca dores no ouvido e pode atingir níveis externos, internos e médios. “A otite externa é superficial, portanto, de fácil tratamento, entretanto, caso não seja adequadamente tratada, pode evoluir para uma doença crônica”, afirma o médico.

A causa mais comum é a infecção por bactérias, desencadeada por: lavagens de ouvido e corpos estranhos inseridos no ouvido (cotonete, grampo, palito de fósforo, grãos). Também é muito comum ocorrer após mergulhos em águas, doce e salgada contaminadas (praia, piscina). Em geral se manifesta com dor, secreção e abafamento do som. A otite média também tem a mesma origem, mas diferencia-se por estar ligada a infecções respiratórias, gripes e resfriados.

Segundo o especialista, na otite externa, pode haver complicações do quadro. A evolução pode gerar o rompimento do tímpano e, caso os pais não percebam, pode causar transtornos ainda mais sérios como, por exemplo, perda de audição ou meningite. “Os pais devem observar as reações da criança quando tocada no ouvido, além disso, devem estar atentos ao nível de audição. O acúmulo de secreção no ouvido pode fazer com que a criança escute menos”, explica Borin.

Prevenção

Não use cotonetes ou outro instrumento pontiagudo para limpar os ouvidos. Prefira um lenço de papel ou um pano úmido enrolado no dedo, tomando o cuidado de não cutucar muito a região. Evite também a entrada de água na hora do banho, num mergulho na piscina ou no mar. Fique atento para não entrar em piscinas que não sejam bem tratadas. No caso de gripe, tente não ir para lugares fechados e com muita aglomeração de pessoas. Segundo os médicos, para prevenir a otite, o melhor é não mexer no ouvido, evitar a entrada de água e cuidar o contato com produtos químicos como sabonetes, xampus e tinturas para cabelo.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários