Publicidade

Artigos de saúde

Cuidados à Criança Saudável de 4 Meses

Alimentação

Seu bebê ainda deve tomar leite materno ou fórmulas infantis. Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.

Neste momento alguns bebês podem estar prontos para começar a ingerir cereais, principalmente quando puder sustentar a cabeça o suficiente para comer com uma colher, pois estes não devem ser dados cereais com uma mamadeira. Quando iniciar a administração dos cereais, ofereça cereal de arroz misturado a leite materno ou fórmula infantil. Também pode começar com frutas e vegetais amassados entre os 4 e 6 meses. Troque o alimento ou suco não mais do que a cada 5 dias para certificar-se de que o bebê não é alérgico ao novo alimento. Nunca deixe um bebê deitado com uma mamadeira. Isto pode resultar em má dentição e ocasionar infecções de ouvido.

Desenvolvimento

Os bebês começam a virar-se de bruços e de costas. A voz de seu bebê pode ficar mais forte e ele gritará quando estiver feliz ou chorará quando quiser comer ou ser carregado. Em ambos os casos, a melhor maneira de acalmar o bebê é com vozes suaves e relaxantes. Os bebês gostam de brinquedos que façam barulho quando sacudidos.

É normal que os bebês chorem. Nesta idade não há perigo de mimar demais um bebê sendo, portanto, bom satisfazer as necessidades dele rapidamente.

Sono

Aos 4 meses de idade a maioria dos bebês dessa idade dormem a noite toda e também fazem sestas de 4 a 6 horas durante o dia. Se os padrões de sono de seu bebê forem diferentes destes, talvez seja bom pedir opinião do seu médico a respeito de como manter seu bebê acordado durante o dia e dormindo bem à noite. Lembre-se de deitar seu bebê com o rosto voltado para cima.

Dentição

A dentição pode estar começando em seu bebê. Enquanto nascem os dentes, seu bebê babará muito e mastigará quase qualquer coisa, portanto providencie para ele um mordedor.

Conselho de Segurança

Evite a asfixia e o sufocamento

- Retire os enfeites e os brinquedos suspensos antes que seu bebê possa alcançá-los.
- Mantenha os cordões, cordas ou fios longe de seu bebê, especialmente perto da parte superior do berço. O bebê pode sufocar-se com cordas e fios ao redor do pescoço.
- Mantenha as sacolas plásticas e balões fora do alcance.
- Use brinquedos inquebráveis, sem arestas afiadas ou partes pequenas que possam ser engolidas.

Evite Incêndios e Queimaduras

- Nunca coma, tome ou carregue algo quente próximo ao bebê ou enquanto ao carregá-lo.
- Baixe a temperatura do aquecedor de água.
- Revise os detectores de fumaça para certificar-se de que eles funcionam.
- Em caso de ocorrer queimaduras, enxágüe-a imediatamente com água fria, e a seguir procure um médico.
- Verifique cuidadosamente a temperatura dos alimentos. O leite deve estar morno e/ou frio ao tato.
- Não fume perto do bebê.

Segurança no carro

- Use cinto de segurança.
- Use corretamente uma cadeira infantil para carros no assento traseiro.

Evite quedas

- Nunca deixe o bebê sozinho em um lugar alto.
- Mantenha os lados do berço e cercadinho elevados.
- Evite comprar ou usar andadores.

Vacinações

Na consulta de 4 meses, seu bebê deve ter recebido:

- A vacina tríplice (difteria-coqueluche-tétano), Hib (Hemophilus influenza tipo B) e contra pólio (injetável ou oral).

Seu bebê pode apresentar febre e estar irritado aproximadamente um dia após as vacinas. Também pode ocorrer dor, vermelhidão ou inchaço no local das injeções. Se houver febre, dê a seu filho uma dose adequada de acetaminofeno (0,4ml a cada 4 a 6 horas) que pode ajudar a evitar a febre e irritabilidade. Para o inchaço e dor ponha uma compressa de água morna na área quantas vezes for necessário para dar alívio.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- Seu filho tiver qualquer outra reação além de febre e irritabilidade (tal como erupções cutâneas).
- A febre durar mais de 36 horas.

Próxima consulta

A próxima consulta de rotina de seu bebê deverá ser aos 6 meses de idade. Neste momento seu filho receberá a próxima série de vacinas. Certifique-se de levar consigo o cartão de vacinas da criança.

Escrito pelo Dr. Robert Brayden para Clinical Reference Systems.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: