Notícias de saúde

Bebês gordinhos tendem a ser crianças obesas

24 de maio de 2016 (Bibliomed). Um alto índice de massa corporal (IMC) na infância pode prever quais as crianças são propensas a ser obesas na idade de seis anos, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da The Endocrine Society, realizada de 01 a 4 de Abril de 2016 em Boston.

Pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital Medical Center examinaram registros de saúde eletrônicos de 480 crianças gravemente obesas entre dois e seis anos de idade na área de Cincinnati, com um IMC igual ou acima do percentil 99. Os pesquisadores também analisaram os registros de 783 crianças entre dois e seis anos de idade que estavam em um peso saudável e tinham um IMC entre o 5º e o 75º percentis.

Os pesquisadores descobriram que o IMC começou a mudar em direções diferentes entre as crianças nos dois grupos tão precocemente quanto aos quatro meses de idade. Os pesquisadores observaram que a maioria das crianças obesas eram negras e de famílias de baixa renda. Para confirmar suas descobertas, os pesquisadores repetiram o seu estudo em um terceiro grupo de 2.649 crianças no estado do Colorado. Este estudo, que envolveu mais crianças hispânicas, mostrou que um IMC acima do percentil 85, pelo menos triplicou a probabilidade de que uma criança apresentar uma obesidade grave na idade de seis anos. Os autores do estudo concluíram que um IMC acima do percentil 85 em 6, 12 ou 18 meses de idade foi um forte preditor de obesidade grave com a idade de seis anos.

Fonte: Abstracts Endo 2016. Session: OR07-Predictors of Weight Gain and Disease

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários