Notícias de saúde

Otites são mais freqüentes nas crianças criadas em creches e "escolinhas"

20 de março de 2008 (Bibliomed). Crianças com idade menor que 3 anos têm pelo menos 5 resfriados por ano – e em 61% das vezes elas também apresentam uma infecção nos ouvidos (otite média). A constatação vem de um estudo com 294 crianças saudáveis com idades entre os 6 meses a 3 anos.

No estudo, cada criança foi acompanhada por um ano na Universidade do Texas em Galveston, Estados Unidos. A pesquisa foi publicada na revista Clinical Infectious Diseases em 15 de março de 2008.

A investigação verificou que os casos de otite têm maior probabilidade de ocorrer após resfriados em crianças com idades entre os 6 e os 18 meses. Porém, o risco de ter uma infecção de ouvido após um resfriado diminui rapidamente com a idade. Na prática, para cada mês que uma criança fica mais velha, ela tem um risco 4% menor de apresentar otite média após um resfriado.

Além disso, o número de casos de resfriados é maior quando as crianças entre os 6 e 18 meses são cuidadas em creches durante o dia (enquanto os pais trabalham), se comparado com as crianças que são cuidadas em casa. O estudo sugere que os pais devam tentar evitar o envio de crianças desta idade para creches.

Fonte: Clinical Infectious Diseases, March 15, 2008; vol 46: pp 815-823.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários