Publicidade

Artigos de saúde

Oxiuríase

É uma parasitose de muito alta freqüência nas crianças, produzida pelo Enterobius vermicularis, um parasito branco, de pequeno tamanho, que vive principalmente no ceco. O macho tem escasso comprimento (um terço do tamanho da fêmea), somente atinge 2 ou 3 mm.

As fêmeas, de aproximadamente 12mm, depois de terem sido fecundadas, emigram ao longo do intestino grosso, atingem o limite anal, principalmente durante a noite, depositam os seus ovos nas proximidades do mesmo, e depois morrem. Poucas horas depois os embriões nascem e adquirem a capacidade de infestação. A maioria não é viável mais de 3 dias.

Quadro Clínico

A capacidade de auto-infestação é por via fecal-oral, mas não é rara a auto-infestação e a presença do parasito entre as crianças da família e o núcleo que a rodeia; por conseguinte, quando um caso for detectado, o resto da família deve ser estudada como precaução.

Depois de 4 semanas de ter ingerido os ovos, aparecem os vermes adultos na região anal, que fundamentalmente produzem coceira, principalmente durante a noite. Às vezes pode ocorrer mal-estar na fossa ilíaca direita, podendo até observar comprometimento do apêndice.

A emigração do parasito da região anal pode produzir quadros de vaginite e leucorréia nas mulheres, bem como o acometimento de infecções urinárias em ambos os sexos.

Diagnóstico

O modo mais simples é a observação dos parasitos, de modo direto, na superfície anal e na sua periferia, mas também é possível identificar os parasitos nas fezes. É raro achar ovos nas fezes de modo direto, sendo, portanto, necessário usar outros método (fitas adesivas), colocados na borda do ânus antes da defecação, para depois realizar o exame microscópico correspondente para a sua identificação.

Tratamento

Realiza-se com mebendazol (100mg) para qualquer idade, ou pamoato de pirantel, em dose concordante com a idade e o peso do paciente.

Aconselha-se reiterar o tratamento após 2 semanas para evitar as reinfestações, e também é conveniente submeter toda a família ao tratamento medicamentoso.

Copyright © 2000 eHealth Latin America



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: