Publicidade

Artigos de saúde

Traumatismos Dentários e do nariz

Neste Artigo:

- O que são lesões dentárias?
- Que cuidados devem ser tomados?
- Leve-o ao dentista imediatamente se:
-
Traumatismos Nasais.

O que são lesões dentárias?

Muitas vezes, a única lesão dental visível é o sangramento das gengivas. Isso acontece quando o dente é golpeado ou levemente apertado. Estas lesões menores saram em mais ou menos 3 dias. O segundo tipo de lesão mais comum é o deslocamento do dente (geralmente para dentro da boca). Neste caso pode-se requerer um dentista, para que este ajuste e fixe o dente. Os dentes fraturados precisam ser tratados por um dentista.

Em caso de dentes permanentes arrancados, devido a um trauma, é necessário que o dentista coloque-o de volta no lugar, em 30 minutos. Os dentes de leite arrancados não podem ser colocados novamente, mas é preciso examinar para detectar possíveis lesões.

Que cuidados devem ser tomados?

Aplique gelo sobre a gengiva afetada. Se a dor persistir mesmo após o gelo, administre paracetamol ou dipirona, ou outro analgésico que tenha costume de usar. Se algum dente estiver frouxo, dê a seu filho dieta, tipo sopinha, durante 3 dias. Os traumas em língua geralmente não são suturados, exceto quando muito grandes ou quando se transfixam, isto é, quando furam a língua, de um lado ao outro.

Leve-o ao dentista imediatamente se:

- Algum dente tiver sido gravemente fraturado.
- Algum dente tiver sido ligeiramente deslocado do lugar.
- O dente ficar sensível ao frio.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Traumatismos Nasais.

O que é uma lesão no nariz?

Com freqüência, os golpes no nariz resultam em hemorragias, hematomas e inflamação. Na maioria dos casos não acontecem fraturas, mas ainda que houvesse, as radiografias nasais não confirmariam. O melhor é esperar 2 a 3 dias, até que a inflamação tenha desaparecido, no caso de traumas de media intensidade. Se então o nariz parecer torto é necessário que o paciente seja avaliado por um cirurgião.

Em caso de fraturas leves, é melhor tratar alguns dias depois, enquanto as fraturas graves geralmente são corrigidas no mesmo dia.

Que cuidados devem ser tomados?

1. Hematomas ou inchação do nariz.

Aplique gelo por vinte minutos. Espere uma hora e volte a aplicar o gelo por 20 minutos. Administre paracetamol ou dipirona, ou outro analgésico ,que tenha costume de usar, contra a dor, caso seja necessário.

2. Arranhões.

Limpe a área com água e sabão por 20 minutos. Para deter a hemorragia, aplique pressão durante 10 minutos com um pano bem limpo ou gaze estéril.

3. Hemorragias nasais.

Para deter a hemorragia nasal, aperte as partes moles do nariz contra o septo nasal durante 10 minutos. Ao apertar o nariz, oriente seu filho a que respire pela boca.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- Tiver certeza que o nariz está fraturado ou deslocado.
- A pele foi aberta e precisa de pontos cirúrgicos.
- A hemorragia não parar, depois de aplicar pressão direta por 10 minutos.
- Seu filho não puder respirar pelo nariz.
- A forma do nariz não voltar ao normal após cinco dias.
- For observada uma secreção nasal amarelada, aumento da dor, febre e outros sinais de infecção.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Palavras chave: trauma, boca, nariz, sangramento, dentes.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.           Revisado 06 de Novembro de 2006



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: