Notícias de saúde

Traumatismo craniano de qualquer tipo dobra a taxa de mortalidade em adultos

06 de julho de 2023 (Bibliomed). Adultos que sofrem um traumatismo craniano moderado ou grave, mesmo décadas atrás, têm quase três vezes mais chances de morrer do que aqueles que nunca sofreram um traumatismo craniano, indica estudo da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram 32 anos de dados de 13.000 pessoas e descobriram que a taxa de mortalidade por todas as causas entre os participantes com qualquer traumatismo craniano foi 2,21 vezes a taxa de mortalidade daqueles sem traumatismo craniano.

Os participantes, cuja idade média era de 54 anos, eram provenientes de quatro comunidades em Minnesota, Maryland, Carolina do Norte e Mississippi. As mulheres foram ligeiramente super-representadas no estudo, representando 57% dos participantes, enquanto 28% dos participantes eram negros.

A taxa de mortalidade entre os indivíduos com traumatismos cranianos mais graves ou múltiplos foi 2,87 vezes maior do que naqueles sem histórico de traumatismo craniano.

Lesões na cabeça, na maioria das vezes resultantes de acidentes de carro, quedas acidentais ou lesões esportivas, também têm sido associadas a muitas condições de saúde de longo prazo, incluindo incapacidade, epilepsia, demência e derrame.

O relatório disse que as descobertas destacam a importância das estratégias de saúde pública para prevenir lesões na cabeça e intervenções clínicas direcionadas destinadas a reduzir a morbidade e a mortalidade.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jamaneurol.2022.5024.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários