Artigos de saúde

Excesso de Peso em Bebês

Neste Artigo:

- Precauções de dietas alimentares para prevenir o excesso de peso em bebês

Um bebê, com excesso de peso, é aquele cujo ganho de peso está fora de proporção com seu crescimento. Um bebê, com excesso de peso, parece gordo. Bebês gordos não são necessariamente bebês saudáveis.

Os bebês que ao crescerem, continuam a ter excesso de peso, normalmente têm pais, irmãos, ou avós que têm excesso de peso.

Qualquer bebê numa família, com forte tendência à obesidade, precisa de ajuda. Alguns médicos esperam para fazer mudanças na dieta até a criança demonstrar sinais de ter excesso de peso. Contudo, prevenção é mais fácil que o tratamento.

Precauções de dietas alimentares para prevenir o excesso de peso em bebês

Se sua família tem problema com ganho de peso, considere as seguintes precauções alimentares para ajudar seu bebê:

- desde o princípio, tente ensinar a criança a parar de comer antes de sentir-se satisfeito. Excesso de alimentação ensina a criança a não ter limites.

- Tente amamentá-lo no peito. Bebês alimentados no peito tendem a ser mais leves. Se seu bebê está com excesso de peso, amamentado-se ao seio, não se preocupe, é apenas uma etapa e significa que ele é muito "glutão", mas aos poucos vai voltando ao peso adequado para a idade, à medida que comece a ter mais atividade física (sentar, rolar, etc)

- Se estiver amamentando procure alimentá-lo em intervalos freqüentes a cada 2 horas. Bebês que comem fora do horário certo aprendem a comer quando estão tristes e usam a comida como forma de aliviar o stress.

- Se você estiver alimentando seu filho com mamadeira, não permita que seu filho mantenha a mamadeira como uma companhia durante o dia ou noite. Crianças que carregam a mamadeira com eles aprendem a comer mais freqüentemente e a usar comida como dispositivo de conforto.

- Não alimente seu bebê com um intervalo menor que 2 horas e a partir de 2 até 6 meses de idade, a cada 3 horas.

- Alimente seu filho lentamente. Não faça nada para apressar a velocidade no ato de alimentar-se da criança (por exemplo, não aumente o buraco do bico da mamadeira do bebê). Leva de 15 a 20 minutos para seu bebê sentir-se cheio.

- Não faça seu bebê tomar toda mamadeira. A menos que seu bebê esteja abaixo do peso, ele sabe quanto do conteúdo ele precisa.

- Não alimente seu bebê toda vez que chorar. A maior parte, dos bebês, quando chora, quer carinho e aconchego ou podem ser que estejam com sede e só precisem de água. Ensine seu bebê a usar contato humano para aliviar stress e desconforto.

- Evite dar alimentos sólidos até que complete 4 meses de idade (6 meses de idade se o seu bebê é alimentado no peito)

- Não insista para a criança comer tudo que foi oferecido a ela.

- Não encoraje seu filho a comer mais após demonstrar sinais de estar satisfeito.

- Evite dar doces para sua criança até que ela tenha pelo menos doze meses de idade.

- Não dê para sua criança comida como uma maneira de distraí-lo ou mantê-lo ocupado. Ao invés disso, dê algo para brincar se precisar de algum tempo livre.

- Use elogios e afeto físico como recompensa de um bom comportamento, ao invés de comida.

Palavras chave: obesidade, excesso de peso, amamentação, mamadeira

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.           Revisado 26 de Outubro de 2006