Notícias de saúde

Excesso de peso ao longo da vida aumenta risco de câncer colorretal

02 de junho de 2022 (Bibliomed). O excesso de peso está associado ao aumento do risco de câncer, mas o risco pode ter sido subestimado, pois estudos anteriores não consideraram a exposição cumulativa ao longo da vida.

Um recente estudo teve como objetivo avaliar a associação do excesso de peso cumulativo ao longo da vida com o risco de câncer colorretal (CCR).

Neste estudo de caso-controle de 5.635 indivíduos com CCR e 4.515 pessoas servindo como controle, a associação de excesso de peso com risco de CCR foi avaliada usando uma medida que reflete a exposição cumulativa ao longo da vida ao excesso de peso, definido como o número ponderado de anos vividos com excesso de peso ou obesidade. A exposição ao longo da vida ao excesso de peso mostrou uma associação mais forte com o risco de CCR do que o excesso de peso medido em qualquer ponto do tempo.

Os resultados deste estudo de caso-controle sugerem que a exposição cumulativa ao longo da vida ao excesso de peso pode ser responsável por uma parcela maior do risco de CCR do que se pensava anteriormente; medidas para deter e reverter o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade observados podem ter o potencial de prevenir uma grande parte do CCR e possivelmente outros cânceres relacionados à obesidade.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2022.0064.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários