Notícias de saúde

Carne vermelha aumenta risco de doença cardiovascular

10 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Um estudo conduzido pela Cleveland Clinic trouxe novas informações sobre como uma dieta rica em carne vermelha aumenta o risco de doenças cardiovasculares. As descobertas foram publicadas na revista Nature Microbiology.

Em uma série anterior de estudos, descobriu-se que um subproduto que se forma quando as bactérias intestinais digerem certos nutrientes abundantes na carne vermelha e outros produtos animais - chamado TMAO (N-óxido de trimetilamina) - aumenta o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

As últimas descobertas oferecem uma compreensão mais abrangente do processo de duas etapas pelo qual os micróbios intestinais convertem o nutriente carnitina em TMAO, uma molécula promotora de aterosclerose e trombos sanguíneos, após a ingestão de uma dieta rica em carne vermelha.

A transformação microbiana intestinal de L-carnitina em trimetilamina (TMA), o precursor de TMAO, ocorre por meio do intermediário ?-butirobetaína (?BB). No entanto, a inter-relação de ?BB, ingestão de carne vermelha e riscos de DCV, bem como os genes microbianos intestinais responsáveis pela transformação de ?BB em TMA, não são claros.

No presente estudo, demonstrou-se que os níveis plasmáticos de ?BB em indivíduos de uma coorte clínica (n = 2.918) estão fortemente associados a riscos de eventos cardiovasculares incidentes. A cultura de amostras fecais humanas e estudos de transplante microbiano em camundongos gnotobióticos com comunidades sintéticas definidas mostraram que a introdução de Emergencia timonensis, um micróbio intestinal humano que pode metabolizar ?BB em TMA, é suficiente para completar a transformação carnitina ? ?BB ? TMA, elevar os níveis de TMAO e aumentar o potencial de trombose em receptores após lesão arterial.

Os pesquisadores usaram a tecnologia de sequenciamento para identificar o agrupamento de genes microbianos intestinais relevantes. O agrupamento foi denominado agrupamento de genes gbu (utilização de gama-butirobetaína), com base em sua função recém-descoberta e inclui seis genes. Eles descobriram que, na presença de ?BB, a expressão de todos os seis genes no agrupamento de genes gbu aumenta e que quatro genes (gbuA, gbuB, gbuC e gbuE) são críticos na conversão de ?BB em TMA / TMAO.

Fonte: Nature Microbiology. DOI: 10.1038/s41564-021-01010-x.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários