Notícias de saúde

Consumo de carne processada associado à maior risco de câncer do pâncreas

16 de janeiro de 2012 (Bibliomed). De acordo com um estudo publicado na revista médica British Journal of Cancer, os indivíduos que consomem muita carne vermelha ou processada pode ter um risco aumentado de desenvolver câncer do pâncreas. Uma equipe de investigadores examinou os resultados de 11 estudos envolvendo mais de 6.000 indivíduos com câncer de pâncreas.

No novo estudo, os pesquisadores descobriram que, comparados a indivíduos que não comiam carne, para cada 50 gramas de carne processada consumido a cada dia - o equivalente a duas fatias (raias) de bacon ou uma salsicha - o risco de câncer de pâncreas aumentou 19%.

A equipe descobriu que a carne vermelha ou processada aumenta o risco para os homens, embora a evidência não foi conclusiva para as mulheres. Os homens que consumiram 120 gramas de carne vermelha / processada por dia tinham um risco 29% maior de desenvolver câncer pancreático do que aqueles que não comiam carne. Isso pode ser porque as mulheres do estudo consumiram menos carne vermelha do que os homens.

Fonte: British Journal of Cancer

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários