Notícias de saúde

Jovens sonolentos correm mais riscos na prática esportiva

25 de outubro de 2012 (Bibliomed). Adolescentes que praticam esportes e que não dormem o suficiente durante a noite podem estar correndo mais riscos. Um estudo feito em uma escola particular nos Estados Unidos mostra que jovens que dormiam menos de oito horas por noite tinham maiores probabilidades de sofrerem lesões relacionadas a esportes ao longo de um período de tempo de 21 meses (RR 1.7, 95% CI 1.0 to 3.0, P=0.04).

Mais de 38 milhões de crianças americanas participam de esportes organizados todos os anos. Dentre elas, 10% receberão tratamentos médicos para lesões adquiridas durante alguma dessas atividades. Profissionais da saúde acreditam que cerca de 50% dessas lesões poderiam ser prevenidas.

Existem vários fatores que podem ser associados a maiores riscos de ferimentos esportivos, como o aumento da participação e especialização na modalidade, treinamento de força e menos tempo de folga. Agora, o novo estudo mostra que a falta de sono também podem ser um contribuidor.

Para avaliar essa questão, os pesquisadores do Children's Hospital Los Angeles entrevistaram 112 estudantes atletas entre as idades de 12 a 18 anos. Eles responderam a questionários que traziam perguntas sobre o número de esportes praticados, tempo destinado à prática esportiva, uso de treinadores particulares e treinamento de força, sono e lazer obtido com o esporte.

As respostas obtidas mostraram que 76,7% dos jovens que participaram do estudo dormiam menos de oito horas por noite. Ao longo dos 21 meses, 57% dos adolescentes sofreram lesões que foram reportadas por treinadores na escola e 38% sofreram múltiplas lesões. Os ferimentos afetaram diversas partes do corpo dos atletas. As mais comuns foram mão ou pulso (n=30), joelho (n=28), ombro (n=24), tornozelo (n=19), costas (n=18), e cabeça (n=17).

De acordo com o pesquisador Matthew Milewski, educadores e profissionais da saúde devem estar atentos ao sono dos jovens, já que eles podem se beneficiar bastante de uma noite bem dormida. Seria interessante também que fossem desenvolvidos programas de prevenção de lesões que sejam focados na educação do sono.

A pesquisa foi apresentada na 2012 American Academy of Pediatrics (AAP) National Conference and Exhibition, que aconteceu entre 19 e 23 de outubro em New Orleans, EUA.

Fonte:  2012 American Academy of Pediatrics (AAP) National Conference and Exhibition, 19 a 23 de outubro, New Orleans, EUA.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários