Notícias de saúde

Um bom sutiã esportivo pode aumentar o desempenho de mulheres nas corridas

07 de novembro de 2023 (Bibliomed). Correr oferece muitos benefícios para a saúde cardíaca, vascular, musculoesquelética e mental. Equipamentos de corrida de boa qualidade, como tênis de apoio, melhoram o desempenho da corrida e reduzem o risco de lesões. No entanto, até 72% das mulheres sentem dor nos seios durante a corrida.

Um novo estudo da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, buscou identificar estratégias para reduzir a dor mamária induzida por atividades para mulheres, um grupo que representa aproximadamente 50% da população, e descobriu que o sutiã esportivo certo pode realmente aumentar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram a influência do apoio dos seios na rigidez da articulação do joelho durante a corrida em esteira. A rigidez da articulação do joelho é uma medida da resistência do joelho ao movimento quando a força é aplicada. Foram 12 corredores recreativas entre 18 e 35 anos de idade vestidas profissionalmente com dois sutiãs esportivos. Um tinha alto suporte; o outro, baixo suporte. As mulheres relataram tamanhos da taça B, C ou D. Como controle, as participantes também foram solicitadas a realizar o experimento sem o uso de sutiã.

Cada corredora fez corridas de três minutos em cada uma das três condições aleatórias de suporte de mama: alto, baixo e sem sutiã. Com alto suporte, as mulheres tiveram aumento de 5% na rigidez da articulação do joelho em comparação com nenhum suporte. Com baixo apoio, eles tiveram um aumento de 2%.  Combinando com pesquisas anteriores, essa mostrou que que um sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%.

Os pesquisadores explicam que essas descobertas mostram que o suporte dos seios não apenas influencia o movimento dos seios, mas também que as compensações ocorrem em todo o corpo e essas compensações podem levar à redução do desempenho na corrida, aumento do risco de lesões e até mesmo ao desenvolvimento de dores crônicas, como dores nas costas e no peito.

Fonte: Frontiers in Sports and Active Living. DOI: 10.3389/fspor.2022.902276.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários