Notícias de saúde

Três perguntas podem ajudar na identificação do câncer de ovário

26 de setembro de 2012 (Bibliomed). Mais de 70% dos casos de câncer de ovário são identificados em estágio avançado e a sobrevida dessas mulheres varia entre 20% e 30%. Contudo, quando detectado precocemente, as chances de cura sobem para índices que variam entre 70% e 90%.

Com a finalidade de encontrar formas de detecção precoce do câncer de ovário, pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Center's Public Health Sciences Division, nos Estados Unidos, avaliaram a eficácia e a viabilidade de várias pesquisas de rastreamento para diferentes sintomas e descobriram três perguntas que podem indicar a existência de câncer de ovário: se a mulher sofre com dores abdominais ou pélvicas; se ela sente-se cheia rapidamente ou não consegue se alimentar normalmente; se apresenta inchaço abdominal ou tamanho do abdômen aumentado. A pesquisa segure que a frequência e duração desses sintomas devem ser considerados (quantos dias por mês e por quanto tempo aparecem).

Os resultados mostraram que 60% das mulheres com câncer de ovário em estágio inicial e 80% com tumores em estágio avançado apresentam esse padrão de sintomas. Contudo, os pesquisadores lembram que esses sintomas podem indicar, também, outros problemas de saúde e não devem ser desconsiderados, sendo necessário buscar ajuda médica para melhor avaliação das causas.

Fonte: UPI, 25 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários