Notícias de saúde
29 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos disseram que identificaram um novo gene que pode ter um papel no desenvolvimento de formas hereditárias de câncer de mama e ovário.
Os cientistas do Instituto Wistar e do Centro de Câncer Fox Chase, na Filadélfia, afirmaram na edição de sexta-feira da revista Cell que uma nova porção de material genético, chamada BRAF35, parece interagir com o BRCA2, um gene que repara o dano celular e pode desempenhar um papel no câncer de mama.
Quando o BRCA2 ou o BRAF35 estão desativados, as células perdem sua capacidade de se dividir normalmente. Há décadas, cientistas sabem que o crescimento desordenado de células resulta no desenvolvimento de tumores.
Os pesquisadores disseram que a descoberta abre uma nova forma para se compreender como o BRCA2, caso ocorra uma mutação, pode causar câncer.
"Ela permite aos cientistas procurar por respostas a nossas perguntas" sobre câncer de mama e ovário, disse Ramin Shiekhattar, um dos autores do estudo, em um comunicado.
Shiekhattar explicou que a combinação do BRCA2 e do BRAF35 "pode servir a um propósito duplo da célula. Ela pode estar envolvida nos dois processos, no reparo do DNA e na progressão do ciclo celular".
De acordo com os pesquisadores, o gene BRAF35 está localizado no cromossomo 19, em uma região anteriormente relacionada ao câncer de ovário.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também