Notícias de saúde

Correr Reduz o Colesterol em Paciente com Diabete Tipo 1

NOVA YORK (Reuters Health) - O exercício regular corta os níveis de colesterol em homens com diabete tipo 1, possivelmente diminuindo o risco de doença cardíaca, mostrou uma nova pesquisa.

Como a diabete é o principal fator de risco para doença cardíaca, é particularmente importante para diabéticos controlar outros problemas que ameaçam o coração, como pressão arterial elevada e colesterol alto.

Os resultados de um estudo com 42 homens jovens com diabete tipo 1 sugerem que exercício aeróbio reduz o colesterol que obstrui as artérias, enquanto aumenta os níveis do colesterol "bom".

Além disso, os efeitos foram maiores entre homens que partiram de um balanço não saudável entre os dois tipos de colesterol.

David E. Laaksonen da Universidade de Kuopio, na Finlândia, coordenou o estudo. As descobertas foram publicadas na edição de setembro da Medicine and Science in Sports and Exercise (Ciência e Medicina no Esporte e Exercício).

No estudo, metade dos homens seguiu um programa de exercícios com tempo de corrida de meia hora a uma hora, três a cinco vezes por semana. Os outros homens continuaram com seus hábitos usuais de atividade física.

Depois de alguns meses, os corredores tiveram uma queda no LDL (colesterol "ruim") e nos níveis das outras gorduras do sangue. Ao mesmo tempo, aumentaram os níveis de colesterol HDL que protege o coração.

Diferente da diabete tipo 2, ligada à obesidade e que surge geralmente em adultos, a diabete tipo 1 é um distúrbio do sistema imune que ataca com mais frequência crianças e adultos jovens.

Os homens que participaram do estudo estavam na casa dos 20 ou 30 anos e eram ativos antes da pesquisa. Ao se acrescentar exercícios mais intensos houve uma melhora no colesterol, mas os homens não perderam peso ou gordura corporal.

Conforme os pesquisadores, "surpreendentemente poucos" estudos têm observado os efeitos do exercício sobre o colesterol em diabéticos tipo 1. Para Laaksonen e seus colegas, esse é o primeiro estudo bom e controlado a apontar os benefícios.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários