Notícias de saúde

Novo modelo de triagem pode detectar doença renal em diabéticos

24 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Uma abordagem personalizada para a triagem renal para pessoas com diabetes tipo 1 pode reduzir o tempo em que a doença renal crônica passa despercebida, indica estudo do U.S.  National Institutes of Health.

O diabetes tipo 1, que geralmente se desenvolve em crianças, adolescentes e adultos jovens, é muito menos comum do que o diabetes tipo 2. As recomendações de triagem de doença renal crônica exigem triagem anual de albumina urinária para pessoas que tiveram diabetes tipo 1 por pelo menos cinco anos.

O estudo sugere que o teste anual da taxa de excreção urinária de albumina em pessoas com diabetes tipo 1 com baixo risco de desenvolver doença renal crônica pode ser realizado com menos frequência, enquanto aqueles com alto risco podem ser testados com mais frequência para facilitar a detecção precoce.

O novo modelo indica quais pessoas com diabetes tipo 1 são de alto risco e devem ser testadas a cada seis meses, e quais são de baixo risco e devem ser testadas a cada dois anos, em vez de anualmente. O modelo identificou três níveis de risco associados a um diagnóstico posterior de doença renal crônica, usando mais de 30 anos de dados de participantes sobre medidas de glicose no sangue de 1.334 participantes do Diabetes Control and Complications Trial financiado pelo NIDDK e um estudo de acompanhamento.

Pessoas com diabetes tipo 1 que têm uma taxa de excreção de albumina de 21 miligramas a 30 miligramas por 24 horas e um nível de hemoglobina A1c de pelo menos 9% - muito além da faixa normal - correm alto risco de desenvolver doença renal crônica e podem ser rastreados para albumina na urina a cada seis meses. Isso poderia reduzir o tempo de pessoas de alto risco com doença renal não detectada e obter a terapia apropriada o mais cedo possível.

Por outro lado, pessoas com uma taxa de excreção de albumina de no máximo 10 miligramas por 24 horas e um nível de hemoglobina A1c de no máximo 8% têm menor risco de desenvolver doença renal crônica e podem ser rastreadas a cada dois anos.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc22-1420.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários