Notícias de saúde

Por que ficamos gripados no inverno?

20 de junho de 2012 (Bibliomed). Com o frio, vêm os resfriados e gripes, e por isso é importante saber como se proteger e manter a saúde durante o inverno.

O conselho popular de “não pegar friagem” é uma boa dica. Não existem estudos conclusivos sobre a afirmação, porém, a exposição a correntes de ar diminui a temperatura do corpo, podendo favorecer vírus que já estavam nas vias respiratórias. A ‘friagem’ é suficiente para que esse organismo encontre uma fraqueza no sistema imunológico e se instale.

Outro fator que favorece a disseminação de doenças é a quantidade de tempo que passamos em locais fechados. O contato direto com outras pessoas facilita a contaminação através do ar.

Como é difícil evitar essas situações, é importante tomar cuidados especiais com o fortalecimento do seu sistema imunológico. Isso pode ser feito de diversas formas, inclusive pela alimentação. "Estudos mostram que alguns nutrientes são capazes de regular o sistema imunológico, exercer atividade antimicrobiana ou neutralizarem os radicais livres, aumentando a imunidade", explica Andrea Frias, PhD em nutrição e Coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita.

Os chás também são uma boa dica para a manutenção do bem estar durante os meses mais frios do ano. Além de trazerem conforto, eles aumentam a temperatura do corpo e protegem o organismo. Cada tipo de chá traz benefícios diferentes. Veja abaixo os mais indicados:

Chá verde - possui oxidantes que estimulam a atividade antiviral
Gengibre – inibe a atividade de bactérias nocivas no trato respiratório
Hortelã ou menta – alta capacidade antibacteriana, analgésica e de eliminação de radicais livres
Frutas cítricas – possuem flavonóides que reduzem a replicação do vírus Influenza A

Fonte: PS Comunicação, 19 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários