Notícias de saúde

Vacina contra a gripe pode reduzir o risco de sofrer um infarto, diz estudo

21 de setembro de 2010 (Bibliomed). Os adultos de meia idade e os idosos que tomam vacina contra a gripe podem ter mais benefícios do que simplesmente evitar resfriados e gripes. Segundo um recente estudo realizado pelo Serviço Nacional de Saúde e por universidades do Reino Unido, a vacina contra o vírus influenza pode reduzir, por um ano, os riscos de sofrer um primeiro ataque cardíaco.

Comparando os registros médicos de 16 mil pacientes com mais de 40 anos que haviam sofrido um primeiro infarto com os de 62 mil pessoas sem histórico de problemas cardíacos, os pesquisadores notaram que o índice de vacinados contra a gripe no ano anterior havia sido semelhante - 53% e 51%, respectivamente. Entretanto, análises mais completas, considerando fatores de risco como pressão alta, diabetes e tabagismo, mostraram que a vacinação estava associada com uma redução de 19% nos riscos de sofrer um infarto.

Publicados nesta semana no Canadian Medical Association Journal, os resultados indicaram, ainda, que a vacinação bem antes da “temporada de gripe” estava relacionada a um efeito mais consistente na prevenção de ataques cardíacos do que a vacinação durante os meses de inverno - uma redução de 21%, contra 12%, quando a vacina era administrada na temporada. 

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que os resultados não podem provar uma relação de causa e efeito entre a vacina contra a gripe e o infarto, mas apenas evidenciam que a infecção pelo vírus influenza pode desencadear ataques cardíacos em algumas pessoas predispostas. Eles acreditam que a reação inflamatória provocada pela infecção da gripe pode incluir a formação de coágulos que poderiam levar pessoas vulneráveis ao infarto. Por isso, prevenir a gripe através da vacinação poderia ajudar a reduzir o risco de sofrer o evento cardiovascular.

Fonte: Canadian Medical Association Journal. 20 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários