Notícias de saúde

Jornada discutirá doenças de inverno no sábado

São Paulo, 08 de Junho de 2001 (eHealthLA). Doença típica de inverno, vitimando cerca de dois milhões de pessoas a cada ano no Brasil, a gripe será tema de palestra no próximo sábado, 09. O encarregado é o dr. Elie Fiss, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia, abordando a “Influenza: Aspectos Gerais do Tratamento e Prevenção”. Esta palestra é parte da Jornada de Doenças de Inverno, que acontecerá das 8 às 13 horas, em um hotel em São Paulo.

Professor da Faculdade de Medicina do ABC, o dr. Fiss fará um breve histórico da gripe, que muitas vezes é confundida com um resfriado grave, e não encarada como uma doença que pode levar à morte.

O médico pneumologista explicará como o Influenza age e se propaga no organismo e, na seqüência, comentará os recursos atuais para o seu tratamento. Quando não tratada corretamente, a gripe pode evoluir para complicações como pneumonia, bronquite, sinusite e otite.

O vírus Influenza pertence à família dos ortomixovírus e se apresenta em 3 tipos: A, B e C. O tipo A promove doença moderada a severa em todas as faixas etárias e pode causar epidemias, afetando até animais; o tipo B afeta somente humanos, principalmente crianças e causa epidemias leves; e o tipo C não é epidêmico.

Os vírus A e B são os mais comuns e podem sofrer alterações na sua superfície, caracterizadas como mudanças antigênicas leves. Por esta razão a cada ano a composição da vacina contra esse vírus precisa ser alterada.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários