Notícias de saúde

Velocidade de ingestão do alimento pode influenciar risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2

09 de maio de 2012 (Bibliomed). A diabetes é uma questão de saúde pública mundial que cresce a cada dia. O tipo 2 da condição pode estar ligado ao histórico genético do paciente e os fatores ambientais aos quais ele está exposto, fazendo com que seja importante identificar fatores que podem ser alterados para que haja a redução de riscos.

A literatura médica não tem dados sobre como a velocidade de ingestão de alimentos podem influenciar nos riscos de desenvolvimento da diabetes tipo 2. Por isso, pesquisadores da Lituânia fizeram um estudo para avaliar se é possível estabelecer uma conexão entre a doença e esse fator.

O estudo incluiu 234 casos recentemente diagnosticados de diabetes mellitus tipo 2 e um grupo controle de 468 pessoas sem a doença. Pacientes e controles foram comparados por idade e gênero, e um questionário foi desenvolvido para a coleta de dados de fatores de risco. Variáveis como o histórico familiar, educação, prática matinal de exercícios, índice de massa corporal, circunferência de cintura, tabagismo e nível de triglicérides foram considerados pelo estudo.

A análise de resultados mostrou que as pessoas que sofriam de diabetes tinham maior massa corporal e níveis menores de educação do que o grupo controle. O estudo mostrou também que pessoas nesse grupo comiam mais rapidamente do que os participantes saudáveis.

Assim, os resultados levaram os pesquisadores a concluir que é possível estabelecer uma relação entre a velocidade de ingestão de alimentos e um aumento de riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

 

Fonte: 15º Congresso Europeu de Endocrinologia, que acontece entre os dias 5 e 9 de maio, em Florença, na Itália. Abstract original: Eating speed and the risk of type 2 diabetes mellitus: a case-control study

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários