Notícias de saúde
04 de julho de 2024 (Bibliomed). Cientistas da Trinity College Dublin, juntamente com a Princeton e Harvard Medical School, revelaram descobertas promissoras no controle natural do apetite, trazendo esperanças na batalha contra a obesidade e o diabetes tipo 2. Publicado na revista Nature Metabolism, o estudo destaca que o medicamento para diabetes Metformina e alimentos sólidos elevam um fator redutor de fome no corpo, conhecido como Lac-Phe, enquanto bebidas açucaradas têm efeitos mínimos.
A obesidade é um fator chave para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, e um relatório do Eurostat de 2022 revelou que 1 em cada 5 adultos irlandeses é obeso. Além disso, os casos de diabetes no mundo mais do que triplicaram nos últimos 20 anos, paralelamente ao aumento da obesidade, representando cerca de 9% do orçamento de saúde dos Estados Membros da UE, totalizando €149 bilhões em 2019.
O estudo forneceu novas perspectivas sobre como a Metformina, descrita por alguns como um "medicamento milagroso", beneficia pacientes com diabetes tipo 2, aumentando a quantidade de Lac-Phe, um supressor natural do apetite identificado em 2022, que também é elevado por exercícios físicos vigorosos.
Segundo os autores do estudo, embora os efeitos da Metformina no apetite não fossem previamente conhecidos, esta pesquisa mostra que sua influência sobre o Lac-Phe é uma parte chave do seu impacto supressor da fome.
A equipe também descobriu que o Lac-Phe aumenta após as refeições, contribuindo para a sensação de saciedade. O tipo de alimento consumido importa, sugerindo que calorias líquidas podem impulsionar a obesidade, enquanto alimentos sólidos como as tâmaras ricas em açúcar provocam um aumento imediato e significativo no Lac-Phe.
Fonte: Nature Metabolism. DOI: 10.1038/s42255-024-01018-7.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também