Notícias de saúde

Caminhar mais rápido pode reduzir risco de diabetes

01 de março de 2024 (Bibliomed). Pessoas que caminham mais rápido têm risco menor de diabetes tipo 2 o que aquelas que caminham lentamente, indica estudo realizado na Universidade de Ciências Médicas de Semnan, no Irã. E quanto maior a velocidade, maiores os benefícios.

Os pesquisadores realizaram uma revisão de todos os estudos de longo prazo que incluíram dados sobre risco de diabetes e caminhada. Eles identificaram dez estudos relevantes envolvendo mais de meio milhão de pessoas dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Japão, todos publicados entre 1999 e 2022.

Os resultados mostraram que uma velocidade média de caminhada de 3 a 5 quilômetros por hora estava associada a um risco 15% menor de diabetes tipo 2, em comparação com uma caminhada mais lenta do que 3km/h. Além disso, caminhar rapidamente a 5 a 6 km/h foi associado a um risco 24% menor de diabetes, quando comparado a caminhar lentamente, mostram os resultados. Caminhar mais rápido do que 6,4km/h reduziu o risco de diabetes em cerca de 39% – o que equivale a cerca de dois casos a menos de diabetes tipo 2 para cada 100 pessoas.

Segundo os autores, faz sentido que a velocidade da caminhada possa estar associada ao risco de diabetes, porque pessoas que conseguem andar mais rápido têm melhor força muscular e aptidão cardiovascular, ambos ligados à saúde geral e a um menor risco de diabetes. Além disso, caminhar rápido é bom para perder peso, e cada quilo que uma pessoa perde melhora a resposta à insulina.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2023-107336.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários