Notícias de saúde

Tamanho dos dedos da mão indica níveis de testosterona

17 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). A aparência dos dedos da mão de um menino podem indicar o nível de testosterona ao ele qual foi exposto enquanto estava sendo gerado. Essa mesma característica pode também indicar o quão acentuada será a linha da sua mandíbula antes mesmo de a criança atingir a puberdade.

Ainda no útero, a testosterona tem a função de ajudar na forma como algumas partes do corpo do feto – como o rosto, órgãos genitais e dedos - se desenvolverão. Para avaliar se a exposição ao hormônio foi alta ou baixa, basta medir a diferença de comprimento entre os dedos indicadores e anulares. Se o indicador for menor que o anular, o nível de testosterona ao qual o feto esteve exposto foi alto. Se o nível foi baixo, o indicador será maior que o anular.

Pesquisadores avaliaram um grupo de 17 meninos entre 4 e 11 anos de idade, avaliando a diferença de tamanho entre os dedos e fotografando seus rostos. Ao analisarem os dados no computador, os cientistas viram que níveis pré-natais eram responsáveis por cerca de 15% da variação nas formas dos rostos dos meninos.

“Os padrões gerais de forma associados com (a diferença de tamanhos) vista na nossa amostra de meninos, lembram fortemente os encontrados em homens adultos”, explica a pesquisadora Sonja Windhager, da Universidade de Viena (Áustria). “A questão agora é se não apenas a relação entre o tamanho do dedo e a forma do rosto, mas também as atribuições de traços associados e tendências comportamentais são verdadeiras pra crianças também”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Fonte: Live Science 14 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários