Notícias de saúde

Dedo em gatilho pode indicar diabetes

22 de janeiro de 2023 (Bibliomed). O dedo em gatilho é uma condição na qual o dedo dobra no sentido da palma da mão e fica rígido nessa posição. Segundo pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, esse problema pode indicar diabetes.

Os pesquisadores examinaram dois bancos de dados de saúde suecos, incluindo o registro nacional de diabetes, para estudar se o açúcar elevado no sangue aumentava o risco de dedo em gatilho.

Ao todo, entre 1% e 1,5% da população é acometida pelo dedo em gatilho, segundo o estudo. Em pessoas com diabetes, a taxa foi de 10% a 15%. O dedo em gatilho foi especialmente notável em pessoas com diabetes tipo 1.

O alto nível de açúcar no sangue foi associado a um risco aumentado de dedo em gatilho em homens e mulheres com diabetes tipo 1 e tipo 2, de acordo com o relatório. No entanto, o estudo não conseguiu provar uma relação de causa e efeito.

O açúcar no sangue é medido em HbA1C, ou glicose no sangue a longo prazo. Homens com os piores níveis de açúcar no sangue tinham um risco de dedo em gatilho até cinco vezes maior em comparação com homens com um nível de HbA1C bem regulado.

Por que o diabetes pode criar esse risco aumentado não é conhecido. Uma teoria é que o alto nível de açúcar no sangue engrossa os tendões flexores e suas bainhas de tecido conjuntivo, fazendo com que eles travem mais facilmente. Pessoas com açúcar no sangue desregulado são mais propensas a aprisionamento de nervos na mão.

Os pesquisadores agora pretendem aprender o quão eficaz é operar pacientes com diabetes que são afetados pelo dedo em gatilho. De acordo com os autores, pela experiência médica, a cirurgia corre bem e há poucas complicações, mas leva um pouco mais de tempo para os pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 recuperarem o movimento e a função completos.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc22-0829.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários