Notícias de saúde

Como os smartphones poderão medir a sua pressão arterial no futuro?

24 de novembro de 2023 (Bibliomed). Engenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego desenvolveram um clipe simples e de baixo custo que usa a câmera e o flash de um smartphone para monitorar a pressão arterial na ponta do dedo do usuário. O clipe funciona com um aplicativo de smartphone personalizado e atualmente custa cerca de 80 centavos de dólar para ser feito. Os pesquisadores estimam que o custo pode ser tão baixo quanto 10 centavos de dólar por cada unidade, quando fabricado em escala.

Os pesquisadores dizem que isso pode ajudar a tornar o monitoramento regular da pressão arterial fácil, barata e acessível para pessoas em comunidades com poucos recursos. Poderia beneficiar idosos e mulheres grávidas, por exemplo, no gerenciamento de condições como a hipertensão arterial.

Segundo os pesquisadores, devido ao seu baixo custo, esses clipes podem ser entregues a qualquer pessoa que precise deles, mas não podem ir a uma clínica ou consultório regularmente. Um clipe de monitoramento da pressão arterial pode ser dado ao paciente durante em check-up, por exemplo. Outra vantagem importante do clipe é que ele não precisa ser calibrado para um manguito.

Para medir a pressão arterial, o usuário simplesmente pressiona o clipe com a ponta do dedo. Um aplicativo personalizado para smartphone orienta o usuário sobre a força e a duração da pressão durante a medição.

O clipe é um acessório de plástico impresso em 3D que se encaixa na câmera e no flash de um smartphone. Possui um design ótico. Quando o usuário pressiona o clipe, o flash do smartphone ilumina a ponta do dedo. Essa luz é então projetada através de um canal do tamanho de um orifício para a câmera como uma imagem de um círculo vermelho. Uma mola dentro do clipe permite que o usuário pressione com diferentes níveis de força. Quanto mais forte o usuário pressiona, maior o círculo vermelho aparece na câmera.

O aplicativo para smartphone extrai duas informações principais do círculo vermelho. Observando o tamanho do círculo, o aplicativo pode medir a quantidade de pressão que a ponta do dedo do usuário aplica. E olhando para o brilho do círculo, o aplicativo pode medir o volume de sangue entrando e saindo da ponta do dedo. Um algoritmo converte essas informações em leituras de pressão arterial sistólica e diastólica.

Os pesquisadores testaram o clipe em 24 voluntários do Centro Médico da UC San Diego. Os resultados foram comparáveis aos obtidos por um manguito de pressão arterial.

Embora a equipe só tenha provado a solução em um único modelo de smartphone, o design atual do clipe teoricamente deveria funcionar em outros modelos de telefone.
Os próximos passos incluem tornar a tecnologia mais amigável, especialmente para adultos mais velhos; testando sua precisão em diferentes tons de pele; e criando um design mais universal.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-34431-1.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários