Notícias de saúde

Aumento de sonolência está relacionado ao peso da pessoa

26 de outubro de 2011 (Bibliomed). De acordo com pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP- USP), o consumo de carboidratos por trabalhadores noturnos esta relacionado com seu grau de sonolência. A pesquisa sugere que pessoas com sobrepeso e obesidade são mais propensas a sentirem mais sono na mesma medida em que consomem alimentos ricos em carboidratos.

Para realização da pesquisa, a nutricionista Patrícia Nehme promoveu ma intervenção alimentar em um grupo de 24 funcionários da escala noturna de uma empresa da Baixada Santista, controlando alguns fatores da alimentação desses.

A interferência alimentar ocorreu apenas dentro do ambiente de trabalho e tendo como base a própria alimentação já servida pela empresa, sendo que fatores como a ingestão de café foram limitados para eu não interferissem nos resultados.

Em uma etapa de estudo, a pesquisadora aumentou a quantidade de carboidratos ingeridos, e, em uma segunda, a quantidade de proteínas. No início e no final de cada etapa, foi medida a sonolência do s voluntários. 

Da série de observações, Patrícia concluiu que o aumento da sonolência é mediado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, quanto maior o IMC, maior a influência da alimentação em sua sonolência. Observou-se também que os carboidratos favorecem a sonolência nos obesos.

Fonte: Agência USP, 11 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários