Notícias de saúde

Exercício físico ajuda a melhorar o sono

07 de outubro de 2024 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Reykjavik, na Islândia, descobriu que aqueles que se exercitavam regularmente tinham 55% mais probabilidade de dormir um ciclo normal de seis a nove horas por noite.

O estudo analisou a relação entre a atividade física durante um período de 10 anos e os sintomas de insónia, incluindo sonolência diurna, em mais de 4.300 adultos europeus com idades entre os 39 e os 67 anos. Dos participantes, 37% eram inativos, 25% eram persistentemente ativos, 20% tornaram-se inativos e 18% tornaram-se ativos ao longo do tempo.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que eram persistentemente ativos eram menos propensos a relatar dificuldades para iniciar o sono, tanto por uma curta duração de sono, de menos de seis horas por noite, quanto por uma longa duração de sono, de mais de nove horas, do que os indivíduos persistentemente inativos após ajustando para idade, sexo, índice de massa corporal e histórico de tabagismo.

O estudo também descobriu que a “sonolência diurna” e as dificuldades em manter o sono não estavam relacionadas à atividade física. Pelo contrário, os resultados indicaram que o exercício melhora a qualidade e a duração do sono, promovendo o relaxamento, reduzindo o estresse e melhorando o humor, além de ajudar a regular o relógio interno do corpo e promover um sono mais profundo e restaurador.

A insônia e os distúrbios crônicos do sono estão associados a doenças cardiovasculares, disfunções metabólicas, distúrbios psiquiátricos e aumento da mortalidade. Por isso, é importante ser fisicamente ativo durante toda a vida para reduzir o risco de insônia e curta duração do sono.

Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2022-067197.

'

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários