Notícias de saúde

Cientistas Transformam Células-Tronco Adultas em Músculo

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - À medida que a discussão política em torno da pesquisa com células-tronco cria mais polêmica, cientistas descobriram mais evidência de que células-tronco de adultos podem ser usadas para produzir uma variedade de tecidos. Uma proeza que antes acreditava-se ser exclusiva de células-tronco embrionárias.

Pesquisadores afirmam, no entanto, que ainda não há evidência de que células-tronco de adultos são tão promissoras no tratamento de doenças como aquelas de embriões.

Em experimentos com células de camundongos e humanos, pesquisadores italianos conseguiram fazer com que células-tronco do cérebro dessem origem a músculo.

Células-tronco são células primitivas que dão origem a uma variedade de tecidos do corpo, levando cientistas a especular se essas células poderiam ser usadas para substituir tecidos em deterioração em pessoas com doença de Alzheimer e outras enfermidades degenerativas.

Até pouco tempo, acreditava-se que as células-tronco de adultos seriam incapazes de produzir uma variedade de células. O estudo atual e diversos outros, realizados antes deste, refutam essa idéia.

Cientistas da área, no entanto, alertam que a pesquisa com células-tronco adultas está em fase inicial. Eles discordam dos que se opõem à pesquisa com célula-tronco embrionária e alegam que além de não ser ética, também pode ser desnecessária devido a novas descobertas com a pesquisa com células adultas.

"Ainda não há indicação de que células-tronco adultas são tão maleáveis ou flexíveis quanto as células embrionárias", disse o principal autor do estudo, Angelo L. Vescovi, à Reuters Health.

De acordo com Vescovi, do Instituto de Pesquisa em Célula-Tronco, em Milão, Itália, o que parece claro é que células-tronco adultas de um tipo de tecido podem ser estimuladas a gerar outros tipos de tecido.

Vescovi e sua equipe apresentam suas descobertas na edição de outubro da revista Nature Neuroscience.

Em seus experimentos, os pesquisadores descobriram que células-tronco do cérebro deram origem a músculo não só em cultura, mas também em camundongos.

As células-tronco do cérebro mudaram o curso para se tornar músculo, após entrar em contato com células musculares. Segundo Vescovi, algum "sinal" ainda desconhecido estimulou a mudança.

Charles Jennings destacou, em entrevista à Reuters Health, que, caso cientistas possam desvendar os sinais que governam as células-tronco, eles podem usá-los em laboratório para gerar novas células saudáveis para transplantar em humanos.

Jennings é o editor de Nature Neuroscience e autor de um editorial que acompanha o estudo.

Ele disse que Vescovi e sua equipe "provaram, sem sombra de dúvida, que células-tronco neurais podem dar origem a músculo esquelético".

Como Vescovi, ele enfatizou que pouco se conhece sobre o potencial das células-tronco adultas para saber se elas são tão promissoras quanto as embrionárias para tratar doenças.

"É um exagero dizer que células-tronco adultas podem fazer tudo isso", disse Jennings. "É inquietante ver pessoas citarem evidências científicas fora de contexto com objetivos políticos."

"Não gostaria de ver este tipo de trabalho arrastado para a política", acrescentou Vescovi.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários