Notícias de saúde
03 de agosto de 2011 (Bibliomed). Pacientes com câncer sofrem mais riscos ao se expor ao sol do que pessoas sem a doença, dizem médicos norte-americanos. "A pele que foi tratada com radioterapia pode perder parte de sua capacidade natural de proteção por causa das mudanças que ocorrem com o tratamento”, explica Elizabeth Kvale, da Universidade do Alabama. “A região da pele exposta à radiação deve estar completamente protegida da exposição ao sol", diz.
De acordo com a Sociedade Americana de Oncologistas Clínicos, pacientes com câncer de pele também deve tomar cuidados especiais para proteger a áreas da pele que serão tratadas. As cicatrizes cirúrgicas devem ser cobertas, uma vez que podem escurecer em contato com a luz solar.
Pacientes que perdem o cabelo durante o tratamento de quimioterapia devem proteger o couro cabeludo, pois a região é frágil e pode queimar facilmente. O calor elevado também oferece riscos, por essas pessoas estão mais suscetíveis à exaustão e desidratação, além de aumentarem os casos de vômitos, diarreia e náuseas.
Kvale recomenda a ingestão de muito líquido ao longo do dia, incluindo a mastigação de gelo para aliviar a secura na boca, e evitar bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína. Comer frutas e verduras também auxilia no alívio dos sintomas.
Fonte: UPI, 1 de agosto de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também