Notícias de saúde

Pacientes em tratamento de câncer devem evitar sol

03 de agosto de 2011 (Bibliomed).  Pacientes com câncer sofrem mais riscos ao se expor ao sol do que pessoas sem a doença, dizem médicos norte-americanos. "A pele que foi tratada com radioterapia pode perder parte de sua capacidade natural de proteção por causa das mudanças que ocorrem com o tratamento”, explica Elizabeth Kvale, da Universidade do Alabama. “A região da pele exposta à radiação deve estar completamente protegida da exposição ao sol", diz.

De acordo com a Sociedade Americana de Oncologistas Clínicos, pacientes com câncer de pele também deve tomar cuidados especiais para proteger a áreas da pele que serão tratadas. As cicatrizes cirúrgicas devem ser cobertas, uma vez que podem escurecer em contato com a luz solar.

Pacientes que perdem o cabelo durante o tratamento de quimioterapia devem proteger o couro cabeludo, pois a região é frágil e pode queimar facilmente. O calor elevado também oferece riscos, por essas pessoas estão mais suscetíveis à exaustão e desidratação, além de aumentarem os casos de vômitos, diarreia e náuseas.

Kvale recomenda a ingestão de muito líquido ao longo do dia, incluindo a mastigação de gelo para aliviar a secura na boca, e evitar bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína. Comer frutas e verduras também auxilia no alívio dos sintomas.

Fonte: UPI, 1 de agosto de 2011

  • Sabia que o câncer de pele pode aumentar a incidência de outros tipos de câncer? Veja em boa Saúde
  • Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários