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São Paulo, 28 de Novembro de 2000(eHLA). No seu segundo ano, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, contará com um apoio importante. A primeira-dama Ruth Cardoso aparece num vídeo de prevenção chamando a atenção da população para a doença. Lançada ontem pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha contará também com a instalação de centenas de postos em todo o país, oferecendo exames gratuitos para população. Estima-se que este ano serão atendidas em torno de 30 mil pessoas. “O exame completo da pele, na campanha anual, tem como objetivo principal classificar as pessoas com respeito à tendência para ter um câncer da pele, orientá-las na sua prevenção ou detectar a doença em fase precoce”, explica Bernardo Gontijo, presidente da Sociedade de Dermatologia. Segundo ele, a campanha pretende alertar para o aumento da incidência do câncer de pele no verão e orientar para prevenção.
No vídeo publicitário desenvolvido para campanha, a primeira-dama alerta: "Com cuidados simples, podemos evitar o desenvolvimento dessa doença", diz Ruth. "É preciso evitar o excesso de sol, procurando observar sinais de alterações na pele, como feridas que não cicatrizam e pintas que mudam de tamanho ou cor”.
Segundo dados da SBD, são cerca de 100 mil novos casos de câncer de pele por ano no Brasil, mas a própria sociedade estima que a incidência possa ser duas vezes maior.
”Os números, embora irregulares, permitem afirmar que, de longe, o câncer da pele é o câncer mais prevalente no Brasil e com certeza seguirá aumentado caso uma política de controle não seja adotada”, alerta Gontijo. O câncer de pele ocorre devido, principalmente, a uma causa evitável: a excessiva exposição ao sol sem a devida proteção, primordialmente, por indivíduos fenotipicamente predispostos.
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