Notícias de saúde

Traços de personalidade podem afetar peso

22 de julho de 2011 (Bibliomed).  Pessoas que possuem alguns traços de personalidade como neuroticismo ou baixos níveis de conscientização têm maiores chances de passarem por ciclos de ganho e perda de peso.

Pesquisadores do National Institute on Aging (EUA) analisaram dados de 1.988 pessoas que participaram de um estudo longitudinal, para tentarem determinar como a personalidade de uma pessoa pode estar associada ao seu índice de massa corporal.

Os participantes foram avaliados de acordo com cinco traços de personalidade: o quão aberta a pessoa é, consciente, extrovertida, agradável e neurótica. Outras 30 subcategorias dessas características também foram avaliadas.

De acordo com essa análise, a impulsividade é o principal fator de previsão de ganho de peso. Os participantes que foram classificados como ansiosos pesavam em média 10 quilos a mais do que pessoas que não apresentavam a mesma característica.

O estudo mostra também que apesar de o ganho de peso ser algo comum no envelhecimento, pessoas impulsivas que gostam de assumir riscos e que são antagonistas, cínicas, competitivas e agressivas tiveram um maior ganho de peso durante o tempo de duração do estudo.

Em um depoimento, os pesquisadores disseram que “indivíduos com essa constelação de traços tendem a ceder à tentação e não tem a disciplina para ficarem focados através de dificuldades e frustração”.

A pesquisadora Angelina R. Sutin explica que “pesquisas anteriores descobriram que indivíduos impulsivos são mais propensos a comerem compulsivamente e a consumirem álcool. Esses padrões comportamentais contribuem para o ganho de peso“.

A pesquisa foi publicada em American Pychological Association.

Fonte: UPI 20 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários