Notícias de saúde

Medicamento potencial contra caquexia se mostra promissor para salvar vidas

29 de abril de 2025 (Bibliomed). Um medicamento que pode reduzir o risco de morte em pacientes com câncer está se mostrando promissor durante sua segunda fase de testes clínicos, anunciou a farmacêutica Pfizer. O medicamento experimental ponsegromab é um anticorpo monoclonal que trata o fator de crescimento que leva ao crescimento de células cancerígenas, chamado caquexia.

Caquexia é uma complicação comum do câncer que aumenta o risco de morte, de acordo com o estudo da Pfizer publicado no New England Journal of Medicine. Ela geralmente causa o crescimento de células cancerígenas, além de perda de peso, supressão do apetite e perda de energia em pessoas afetadas pelo câncer. Ela afeta cerca de 9 milhões de pessoas no mundo todo e causa a morte de cerca de 80% dos pacientes com câncer dentro de um ano após o diagnóstico de caquexia.

A segunda fase dos estudos clínicos envolveu 187 pacientes, 74 com câncer de pulmão não pequenas células, 59 com câncer de pâncreas e 54 com câncer colorretal. Os pacientes receberam ponsegromab ou um placebo, e aqueles que receberam o medicamento experimental apresentaram ganho de peso significativamente melhor, aumento do apetite e melhora da atividade física. Pacientes que receberam o medicamento tiveram três doses diferentes em intervalos de quatro semanas. Em todas as doses, eles ganharam peso.

De acordo com os autores, esses resultados fornecem fortes evidências de o ponsegromab pode interromper um fator crítico da caquexia, e o medicamento tem o potencial de impactar pacientes com caquexia por câncer e outras condições fatais

Dados os resultados promissores da segunda fase de testes do ponsegromab, autoridades da Pfizer disseram que pretendem iniciar os estudos que permitirão o registro ainda em 2025. Eles também estão analisando um estudo de segunda fase do medicamento para possivelmente tratar pacientes com insuficiência cardíaca e concentrações elevadas do fator de crescimento que causa caquexia e outras complicações de saúde.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2409515.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários