Notícias de saúde

A personalidade afeta no nível de atração?

31 de maio de 2011 (Bibliomed). Uma pesquisa a ser publicada na "Psychological Science", uma revista da Association for Psychological Science, descobriu que certos traços de personalidade contribuem para o sucesso em um relacionamento afetivo. Mitja Back, da Johannes Gutenberg University of Mainz, explica que a pesquisa faz parte de um estudo maior que busca determinar como a personalidade afeta as relações sociais.

Segundo a pesquisadora, a questão que norteou a pesquisa foi: existe algum traço de personalidade que faz com que algumas pessoas despertem mais interesse do que outras? No experimento, 190 homens e 192 mulheres, divididos em 17 grupos, se encontravam e tinham três minutos para conversar com cada pessoa. Ao final desse tempo, tinham que anotar se desejavam encontrar novamente a pessoa.

Os voluntários responderam também um questionário no qual avaliavam se as outras pessoas desejavam conhecê-lo. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas não conseguiu adivinhar o número de participantes que desejavam conhecê-las.

O sucesso foi correlacionado com traços particulares que são estereótipos associados com os sexos: os homens que têm uma orientação mais promíscua eram melhores em adivinhar se uma mulher iria querer conhecê-los, e as mulheres, cuja personalidade era muito agradável, foram melhores em adivinhar se o homem se encontraria elas.

Fonte: Association for Psychological Science, 26 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários