Notícias de saúde
22  de julho de 2011 (Bibliomed).  Pessoas que  possuem alguns traços de personalidade como neuroticismo ou baixos níveis de  conscientização têm maiores chances de passarem por ciclos de ganho e perda de  peso.
  
Pesquisadores  do National Institute on Aging (EUA) analisaram dados de 1.988 pessoas que  participaram de um estudo longitudinal, para tentarem determinar como a  personalidade de uma pessoa pode estar associada ao seu índice de massa  corporal.
  
Os  participantes foram avaliados de acordo com cinco traços de personalidade: o  quão aberta a pessoa é, consciente, extrovertida, agradável e neurótica. Outras  30 subcategorias dessas características também foram avaliadas.
  
De acordo com  essa análise, a impulsividade é o principal fator de previsão de ganho de peso.  Os participantes que foram classificados como ansiosos pesavam em média 10  quilos a mais do que pessoas que não apresentavam a mesma característica.
  
O estudo  mostra também que apesar de o ganho de peso ser algo comum no envelhecimento,  pessoas impulsivas que gostam de assumir riscos e que são antagonistas,  cínicas, competitivas e agressivas tiveram um maior ganho de peso durante o  tempo de duração do estudo.
  
Em um  depoimento, os pesquisadores disseram que “indivíduos com essa constelação de  traços tendem a ceder à tentação e não tem a disciplina para ficarem focados  através de dificuldades e frustração”.
  
A  pesquisadora Angelina R. Sutin explica que “pesquisas anteriores descobriram  que indivíduos impulsivos são mais propensos a comerem compulsivamente e a  consumirem álcool. Esses padrões comportamentais contribuem para o ganho de  peso“.
  
A pesquisa  foi publicada em American Pychological Association.
  
Fonte: UPI 20  de julho de 2011.
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também