Notícias de saúde

Baixos níveis de vitamina D associados a maiores riscos de infecção pulmonária em recém nascidos

12 de maio de 2011 (Bibliomed). O vírus sincicial respiratório (vsr) é a principal causa de infecções pulmonárias severas em crianças. Um novo estudo, desenvolvido na Utrecht University Medical Centre na Holanda, estabeleceu uma relação entre baixos níveis de vitamina D em recém nascidos e maiores chances da incidência infecções causadas por esses vírus.

Pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D nos cordões umbilicais de 156 recém nascidos e acompanharam as crianças durante um ano. Ao nascerem, mais de um quarto dos bebês estudados tinha níveis baixos de vitamina D. Durante o primeiro ano de vida, essas crianças mostraram ter seis vezes mais chances de desenvolverem infecções causadas por vsr do que os 46% de crianças que tinham níveis mais altos da vitamina.

“Nós demonstramos que 54% dos recém nascidos saudáveis da Holanda nascem com concentrações insuficientes (de vitamina D) necessárias para a saúde máxima, e que concentrações baixas de (vitamina D) no plasma estão associadas ao aumento de risco de infecções no trato respiratório inferior no primeiro ano de vida”, afirma a pesquisadora Mirjam E. Belderbos.

Maior risco de infecções não é o único problema que bebês com níveis baixos de vitamina D podem enfrentar. A insuficiência da substância pode causar também raquitismo.

Devido ao tamanho reduzido do estudo, os pesquisadores não souberam dizer se a ingestão de suplementos de vitamina D3 durante a gestação poderiam solucionar o problema, apesar de dados da pesquisa mostrarem que os filhos de mães que ingeriram esse suplemento durante a gravidez tinham níveis mais altos da substância.

A pesquisa foi publicada no periódico online Pediatrics.

Fonte: WebMD

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários