Notícias de saúde

Baixos níveis de vitamina D não aumentam risco de COVID-19

21 de junho de 2021 (Bibliomed). Desde o início da pandemia, baixos níveis de vitamina D têm sido considerados um fator de risco para COVID-19. Contudo, um novo estudo da Quest Diagnostics, uma rede nacional de laboratórios de testes médicos nos Estados Unidos, sugere que eles apresentam menos risco do que se pensava anteriormente.

Pessoas com níveis extremamente baixos de vitamina D no sangue não tinham maior probabilidade de teste positivo para anticorpos contra o coronavírus, mostraram os dados. A presença de anticorpos - células produzidas pelo sistema imunológico - sugere infecção passada. Aqueles com níveis moderadamente baixos da vitamina também não tiveram um risco maior de teste positivo para anticorpos contra o coronavírus.

A vitamina D é considerada um nutriente importante para a saúde imunológica. Estudos anteriores sugeriram que ter níveis baixos do nutriente pode indicar problemas de saúde do sistema imunológico e aumentar o risco de COVID-19 grave. Este risco é particularmente agudo em pessoas negras, que historicamente têm níveis mais baixos de vitamina D do que em outros grupos raciais e étnicos. Os dados indicam que os negros também apresentam risco aumentado de infecção e COVID-19 grave.

Para este estudo, os pesquisadores testaram mais de 18.000 adultos com idades entre 37 e 56 anos nos Estados Unidos para anticorpos contra o coronavírus. Todos eles tinham informações disponíveis sobre os níveis de vitamina D no sangue pré-pandêmico em seus registros médicos. Cerca de um em cada quatro tinha níveis extremamente baixos do nutriente no sangue antes da pandemia, enquanto outros 60% tinham níveis moderadamente baixos.

Entre os participantes, 900 (5%) testaram positivo para anticorpos sugerindo infecção passada por COVID-19. Os participantes com níveis extremamente baixos de vitamina D tinham 4% mais probabilidade de teste positivo para anticorpos contra o coronavírus. Aqueles com níveis moderadamente baixos, no entanto, tinham 7% menos probabilidade de teste positivo.

De acordo com os pesquisadores, os indivíduos positivos para anticorpos COVID-19 tinham níveis mais baixos de vitamina D do que os indivíduos negativos, tanto antes como durante a pandemia. No entanto, os baixos níveis de vitamina D não foram associados com positividade após o ajuste para outros fatores.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.11634.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários