Notícias de saúde

Elevar níveis de vitamina D não protege contra Covid-19

14 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Embora a vitamina D tenha recebido alguma atenção no início da pandemia, ela não reduz o risco de COVID-19 ou outras infecções respiratórias, descobriram dois novos ensaios clínicos.

Ambos os estudos, um feito no Reino Unido e outro na Noruega, descobriram que aumentar os níveis de vitamina D em adultos durante a pandemia não ajudou a proteger contra vírus respiratórios, embora os subprodutos da vitamina sejam conhecidos há muito tempo por seu apoio a respostas imunes a vírus e bactérias.

No estudo britânico, os pesquisadores incluíram 6.200 pessoas com 16 anos ou mais que não estavam tomando suplementos de vitamina D no início do estudo. Aproximadamente metade dos participantes foram testados quanto aos níveis de vitamina D no início do estudo. Cerca de 86% deles tinham níveis baixos e receberam 3.200 UI/dia ou 800 UI/dia de suplementos de vitamina D por seis meses. Os demais participantes do estudo não foram testados ou suplementados. Independentemente da dose, os pesquisadores não viram diferença nas infecções agudas do trato respiratório diagnosticadas ou nos casos confirmados de COVID-19. Os eventos adversos foram semelhantes entre os grupos.

O estudo na Noruega incluiu mais de 34.700 adultos que não estavam suplementando com vitamina D. Os participantes receberam placebo diariamente por seis meses ou 5 mililitros de óleo de fígado de bacalhau, que contém baixas doses de vitamina D, vitamina A e ômega-3. Esses pesquisadores também não encontraram efeito em infecções respiratórias agudas ou casos confirmados de COVID-19.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.o1822 .

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários