Notícias de saúde

Porque o paladar é sensível ao açúcar?

10 de março de 2011 (Bibliomed). Cientistas do Centro Monell, nos Estados Unidos, descobriram que as células gustativas têm vários detectores adicionais de açúcar, além do receptor de doce anteriormente conhecido. O Dr. Robert Margolskee, coordenador da pesquisa, explica que detectar a doçura de açúcares nutritivos é uma das tarefas mais importantes das células gustativas. Segundo ele, "muitos de nós comem muito açúcar e para ajudar a limitar o consumo excessivo precisamos entender melhor como uma célula gustativa 'sabe' que algo é doce".

O receptor T1r2+T1r3 é o principal mecanismo que permite que as células gustativas detectem os compostos doces. Isso inclui os açúcares como a glicose e a sacarose, além dos adoçantes artificiais, como a sacarina e o aspartame. Entretanto, nem todos os aspectos do sabor doce podem ser explicados por estes receptores.

Os cientistas já sabiam que os sensores de açúcar no intestino são importantes para a detecção e absorção dos açúcares, e que os sensores metabólicos no pâncreas são fundamentais para a regulação dos níveis sanguíneos de glicose. A partir desses dados, decidiram pesquisar se esses mesmos sensores também poderiam ser encontrados nas células gustativas.

O resultado foi positivo, mostrando que vários sensores de açúcar do intestino e do pâncreas também estão presentes exatamente nas mesmas células sensíveis ao sabor doce que têm o receptor T1r2+T1r3. Os cientistas esperam, com esses dados, encontrar uma maneira de controlar o consumo excessivo de açúcar, que leva a vários problemas de saúde.

Fonte: Diário da Saúde, 7 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários