Notícias de saúde

Paladar sensível para gostos amargos pode indicar sistema imunológico mais eficiente

11 de outubro de 2012 (Bibliomed). Pessoas que possuem um senso aguçado de paladar para gostos amargos podem ter também sistemas imunológicos mais resistentes. A habilidade forte de sentir a amargura pode estar relacionada com uma melhor capacidade de combate a infecções respiratórias causadas por bactérias.

Acreditava-se que os receptores de sabores amargos estavam localizados apenas na língua, mas novas pesquisas mostram que eles também podem ser encontrados nas cavidades nasal e sinusal.

As pesquisas mostram também que os receptores estão envolvidos na ativação da proteção do sistema imunológico contra infecções bacterianas comuns. Eles exercem o papel de “sistema de detecção precoce”, avisando o sistema imunológico da invasão de bactérias e ativando as defesas do corpo.

Porém, não são todas as pessoas que colhem esse benefício. De acordo com pesquisadores da University of Pennsylvania, EUA, cerca de um terço das pessoas nos Estados Unidos e na Europa não possuem o gene que permite o desenvolvimento dessa capacidade especial – o TAS2R38.

Os resultados da pesquisa podem levar a descobertas que ajudem no tratamento de pessoas que sofrem de rinossinusite crônica.

O estudo foi publicado no periódico Journal of Clinical Investigation.

Fonte: Live Science, 8 de outubro de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários